sexta-feira, 5 de março de 2010

Diretório de Culto de Westminster

I. Sobre o Ajuntamento da Congregação e Seu Comportamento no Culto a Deus

QUANDO a congregação se reunir para a adoração pública, as pessoas (tendo preparado seus corações de antemão) devem todas ir e se reunir, não se ausentando da ordenança pública por negligência ou sob desculpa de encontros privados.

Que todos entrem na assembléia não irreverentemente, mas de uma forma grave e séria, tomando seus assentos ou lugares sem adoração, isto é, sem se ajoelhar [ie, se inclinar] em direção a um ou a outro lugar.

Estando a congregação reunida, o ministro, após uma chamada solene à adoração do nome grandioso de Deus, deve iniciar [o culto] com oração

“Em toda humildade e reverência, reconhecendo a incompreensível grandeza e majestade do Senhor, (em cuja presença ela [ie, a congregação] se apresenta de forma especial) e [reconhecendo também] sua [ie, da congregação] impiedade e indignidade em se aproximar dele, com sua inabilidade intrínseca de executar obra tão grandiosa; e, humildemente, clamando a ele por perdão, por assistência e aceitação durante a execução de todo o culto; e por uma bênção sobre a leitura da porção específica da sua palavra. Tudo [isso deve ser feito] no nome do Senhor Jesus Cristo”.

Tendo o culto público iniciado, as pessoas devem prestar-lhe atenção plena, abstendo-se de ler qualquer coisa, exceto o que o ministro está lendo ou citando; e abstendo-se ainda mais de quaisquer cochichos privados, conversas, saudações, ou de fazer qualquer reverência a qualquer pessoa presente, ou [que esteja] entrando; e também de olhadelas, cochilos e qualquer outro tipo de comportamento indecente que possa incomodar o ministro ou as pessoas e mesmo prejudicá-los e [também] a si mesmos no culto a Deus.

Se qualquer um, por necessidade, for impedido de estar presente no início, não pode, quando chegar à congregação, se deixar levar por devoções privadas, mas reverentemente devem se compor para juntar-se à assembléia naquela ordenança de Deus que estiver ocorrendo no momento.

Posted by L. G. Freire

4 comentários:

  1. Amém! Quem dera se nossas igrejas adotassem essas diretrizes na atualidade...

    ResponderExcluir
  2. onde existe essa igreja? Estamos procurando uma assim aqui em anápolis-GO.

    ResponderExcluir
  3. onde existe essa igreja? Estamos procurando uma assim aqui em anápolis-GO.

    ResponderExcluir
  4. onde existe essa igreja? Estamos procurando uma assim aqui em anápolis-GO.

    ResponderExcluir